Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Mercado Imobiliário: sobe ou desce? As tendências econômicas e políticas que afetam o mercado

Durante o ano de 2022 o mercado imobiliário se manteve aquecido, e a chegada de 2023 trouxe novas perspectivas, onde é importante estarmos atentos às mudanças mercadológicas atuais, que possui um cenário de juros altos, mudança de governo e incertezas econômicas e jurídicas.

Entretanto, há perspectivas de o setor avançar, mesmo em meio às incertezas. “A palavra de ordem é cautela. Neste momento, é necessário que se mantenha um bom planejamento alinhado às mudanças que estão ocorrendo no mercado”, enfatiza Marco Dal Maso.

O principal foco de atenção deve ser a Selic, taxa básica de juros da economia, que atualmente está em 13,75%. E o valor do preço médio dos imóveis residenciais que ano passado subiu 6,12%, atingindo a maior alta nominal desde 2014, quando houve alta de 6,70%, de acordo com o índice FipeZap+.

“Estamos com uma inflação acima da meta e isso provavelmente vai continuar em 2023. Desta forma, as taxas de juros deverão se manter em patamares considerados altos”, explica o especialista. Mas isso não assusta quem conhece o mercado, pois segundo o “Termômetro Imobiliário”, da Brain Inteligência Estratégica, os imóveis residenciais permanecem sendo a principal escolha de investimento.

Alguns fatores políticos, como a destinação de recursos, subsídios e a redução da taxa de juros por parte do Banco Central, podem contribuir para a melhora do mercado. Porém, em contraponto, o alto índice de inadimplência interfere na disponibilidade de crédito imobiliário. “Devemos observar que os bancos estão se tornando cada vez mais seletivos”, diz Marco.

Momentos como este que o mercado está passando, normalmente geram oportunidades que são despercebidas. “Fiquem atentos, pois o imóvel é moeda forte e um investimento a longo prazo. As oportunidades de compras descontadas podem ocorrer”, finaliza Marco.

 


FGTS


Novo recurso para quitar atrasos imobiliários

A partir de 2 de janeiro, entrou em vigor a Resolução nº 1.057/2022, aprovada em dezembro de 2022 pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

 

Renegociação de contratos


O que os contratantes precisam saber?

A formalização de um contrato decorre da análise preliminar das condições comerciais estabelecidas e devidamente acordadas por ambas as partes contratantes. Mas fica a dúvida: um contrato assinado pode ser renegociado?

 

Elevadores


De quem é a responsabilidade em casos de acidentes?

Os danos a integridade física e patrimonial dos condôminos são de responsabilidade do síndico, que pode responder civil e criminalmente pelos acidentes nos elevadores se não comprovar que tomou todas as cautelas devidas para evitar o sinistro.

 

E-Social


Condomínios precisam de adequar a novas obrigatoriedades

Síndicos, gestores e administradoras de condomínio: estejam atentos! A 4ª fase do e-Social entrou em vigor e já existem novas obrigações não só para empresas, mas para os condomínios também.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.