Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
É hora de investir em renda fixa ou comprar o meu imóvel para renda?

O constante aumento da taxa básica de juros nos últimos meses fez com que os investidores voltassem os olhos aos investimentos de renda fixa. Visto o cenário por este parâmetro, em termos de rentabilidade, o imóvel continua sendo uma boa opção de investimento?

A resposta é: depende. A rentabilidade de um patrimônio imobiliário depende de vários fatores: como a lei de demanda e oferta, atração do imóvel quanto sua localização, escassez de determinado produto e, principalmente, ao custo de aquisição deste imóvel. Enfim, depende de sua percepção imobiliária, do seu conhecimento, de sua expertise na hora de investir no local certo, produto certo e momento certo.

Quando temos um período de juros baixos, a maioria das pessoas investem o dinheiro em renda fixa, correto? Mas qual é a melhor estratégia?

É importante ressaltar que este investimento não deixa de ser atrativo, porém, se analisar pelo prisma da janela de oportunidades que vão ocorrer devido, talvez, a desaceleração do mercado, pode haver a oportunidade de comprar ativos imobiliários descontados, ou seja, com potencial de valorização bem acima dos juros do mercado financeiro.

O investidor imobiliário deve viver o mercado intensamente e sua análise deverá contar com a visão de mercado de profissionais da área, para sempre priorizar a aquisição com foco na valorização do aluguel e do imóvel.

Segundo o índice FIPE Zap+, focado em compradores e investidores de imóveis residenciais, a intenção de compra de imóveis com o objetivo de uso para moradia chegou a 89%, em um balanço que contou com a contribuição de 2.360 consumidores. Em contrapartida, 11% dos respondentes desse grupo classificaram sua intenção de compra como uma forma de investimento no mercado imobiliário, com especial interesse na renda do aluguel (70%), em contraste à expectativa de revenda após valorização (30%). O balanço refere-se ao 4º trimestre de 2021.

Indagados sobre as aquisições passadas, 21% dos respondentes afirmaram ter comprado um imóvel como uma forma de investimento em 2020. E aos compradores em potencial, 11% declararam intenção em investir em um imóvel no início de 2022.

Segundo Marco Dal Maso, “é inegável que para a maioria dos brasileiros, ter um ativo imobiliário representa uma garantia e uma forma de aplicar o seu dinheiro com segurança, pois o imóvel sempre será uma moeda forte a médio e longo prazo”.

Como justificativa, Marco comenta que “o imóvel é um ativo que naturalmente se valoriza acima da inflação. Poderá ser vantajoso desde que você apure sua percepção de mercado e faça as aquisições com expertise”.

Analise a pesquisa Fipe Zap+, debata as tendências com amigos e profissionais de mercado, viva o mercado imobiliário! Com certeza fará excelentes negócios!

Leia mais sobre o Informe do 4º Trimestre de 2021 do Índice Fipe Zap+: https://bit.ly/36AKkPP

 


Gestão patrimonial


Laudo de vistoria é importante para a boa gestão patrimonial

A agilidade de fechamento de um contrato de locação depende de diversos fatores, como dinâmica de mercado, localização do imóvel e conservação, mas contar com uma administradora de qualidade pode trazer mais rapidez ao processo.

 

Sublocação de imóvel


Como funciona a sublocação de imóvel?

Uma das possibilidades de locação de um imóvel é a sublocação – quando, por diversas razões, um imóvel alugado pelo locatário é ocupado por outra pessoa, que paga pela totalidade ou parcialmente pelos encargos da moradia.

 

Coworking


Vantagens do espaço coworking em condomínios residenciais


Os condomínios estão em constante evolução para atender às necessidades das pessoas. Após o avanço da vacinação contra a Covid-19, muitos condomínios se espalharam em empreendimentos que ofertam espaço de trabalho compartilhado, o chamado coworking.

 

Responsabilidade civil


A responsabilidade civil do síndico na administração e fiscalização do condomínio

O síndico, primordialmente, possui atribuições de gerir e fiscalizar as atividades e condutas condominiais, de modo que a Lei nº 4.591/64 e a Convenção do Condomínio sejam cumpridas, a fim de garantir o bem-estar dos condôminos e/ou proprietários.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.