Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Dívidas de condomínio podem ser pagas por moradores

Como qualquer empresa, os condomínios têm movimentações financeiras mensais, como o pagamento de pessoal, energia, água e manutenções periódicas e também obrigações legais, como o pagamento de impostos e cumprimento das regras da CLT.

Desta forma, o condomínio também está sujeito às ações judiciais, como processos trabalhistas ou ações indenizatórias movidas pelos próprios moradores. Nestes casos, como pessoa jurídica e sob condenação, o condomínio é responsável pelo pagamento da dívida. “As contas de um condomínio são pagas por meio dos recursos recebidos pela taxa condominial e quando gastos não previstos que desequilibram as contas, são os condôminos quem devem arcar com a dívida”, explica Larissa Zimmermann, gerente de condomínio da Mario Dal Maso.

Esta afirmação se baseia no art. 1.315 do Código Civil, que descreve que o condômino é obrigado, na proporção de sua parte, a concorrer para as despesas de conservação ou divisão da coisa, e a suportar os ônus a que estiver sujeita.

Em um caso ocorrido no Rio Grande do Sul, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça entendeu que “é possível a penhora de bem de família de condômino, na proporção de sua fração ideal, se inexistente patrimônio próprio do condomínio para responder por dívida oriunda de danos a terceiros”.

Para Larissa da Mario Dal Maso, o redirecionamento da dívida do condomínio aos moradores é legal e essencial para a sobrevivência financeira da edificação. “Todos são responsáveis pela ‘empresa condomínio’ e é obrigação de cada morador manter o seu condomínio com as contas equilibradas, finaliza.

 


Aluguel


Aluguel avança cerca de 7% em fevereiro

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) é um dos principais indicadores para reajustes contratuais e no mês de fevereiro registrou avanço de 6,74% no valor do aluguel residencial. Para saber os impactos deste aumento no setor, clique e confira.

 

Entregas


Entregas nos condomínios: o que é permitido?

Não existe uma regra geral e nem lei prevista para a entrega de mercadorias e prestadores de serviços nos condomínios, porém é necessário que cada administração leve em conta, em primeiro lugar, a segurança e siga o regulamento interno. Saiba mais.

 

Principais áreas comuns


Estudo revela quais as áreas comuns mais utilizadas em condomínios

Comprar apartamentos é levar em consideração as áreas comuns que você e sua família irão utilizar. O perfil de cada cliente é diferente, assim, saiba quais são os atrativos que mais lhe agradam.

 

Gás encanado


Gás encanado em condomínios

Há quase 30 anos os botijões de gás em apartamentos são proibidos por lei, mas inúmeros prédios não a cumprem. Agora, uma nova regulamentação surgiu, obrigando prédios localizados em ruas que possuem dutos de gás encanado a se adaptarem.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.