Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Estudo revela quais as áreas comuns mais utilizadas em condomínios

As áreas comuns de condomínios são um diferencial importante na hora de comercializar os imóveis de alto padrão. Além dos atrativos cada vez mais similares a clubes ou resorts, os compradores acabam levando em conta os custos de manutenção desses espaços, o impacto dessas áreas em seu cotidiano e a periodicidade e a maneira que é realizada essa manutenção. Estudos realizados por empresas do setor condominial com mais de mil síndicos entrevistados apontam que as quadras são os espaços mais usados por moradores até 18 anos (45% de uso ao ano) e pelos adultos (40% de uso ao ano) e representam menos de 1% dos gastos anuais do condomínio.

Os dados apontam também que as áreas específicas para as crianças são muito frequentadas. Os playgrounds são utilizados 44% ao ano, a brinquedoteca 45% e o salão de jogos 49%, com impacto nos gastos anuais muito baixo. Entre os moradores adultos, as salas de ginástica são as mais usadas, 38% ao ano, com custo médio de 3% nas despesas do condomínio por ano.

Salão de festas e espaços gourmet são mais utilizados aos fins de semana, por isso aparecem como os de menor ocupação, 2% ao ano. Porém, participam com menos de 1% nos custos anuais do condomínio. “As áreas de lazer têm forte impacto na decisão de compra de um novo imóvel, pois oferecem conforto, segurança, praticidade e comodidade aos moradores no dia a dia, além de agregar valor numa futura revenda”.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.