Imóveis vagos e alta vacância: O retrofit é uma estratégia?
Em meio a um cenário de imóveis vagos e alta vacância, especialistas afirmam que um diagnóstico rigoroso e estratégias eficazes são essenciais para atrair inquilinos e revitalizar seu patrimônio imobiliário. Nesse contexto, o retrofit desponta como uma alternativa promissora, oferecendo a possibilidade de se posicionar no mercado com as tendências atuais de arquitetura, acessibilidade, infraestrutura e facilities, proporcionando atração de novos clientes.
Para entender a situação e identificar as melhores estratégias, é fundamental realizar uma análise minuciosa. "O valor de mercado, o custo do condomínio, arquitetura, espaços que ofereçam atração, bem como a vacância e a velocidade de locação, devem ser comparados com os imóveis concorrentes da região e da mesma categoria. Assim, estabelecendo o diagnóstico da situação e identificando as melhorias essenciais para o desenvolvimento do projeto de retrofit", afirma o engenheiro e diretor da Mario Dal Maso, Marco Dal Maso.
O retrofit consiste em um conjunto de intervenções que visam modernizar e revitalizar construções antigas, adequando-as às exigências contemporâneas. "Essas melhorias podem incluir a reforma ou aumento de espaços que geram um valor de mercado expressivo, como espaço gourmet nas áreas privativas, terraços, área de lazer, recreação e até mesmo decoração. Além da implementação de tecnologias atuais e sustentáveis, a renovação de fachadas, recepção e demais ações que resultem na valorização patrimonial", explica o engenheiro.
O primeiro passo para realizar um retrofit eficiente é contratar profissionais qualificados, como engenheiros e arquitetos especializados, bem como consultores imobiliários para dar suporte global no diagnóstico da situação e no projeto definitivo de retrofit. Esta primeira fase exige uma percepção de mercado altamente qualificada de todos que compõem a equipe, pois as soluções deverão ser assertivas para obter a liquidez, valorização e rentabilidade do patrimônio, em relação ao investimento proposto.
Em seguida, é fundamental elaborar o projeto global e o plano de investimento que considere um orçamento detalhado com todas as prioridades elencadas. "É importante ter em mente que o retrofit pode demandar um investimento inicial significativo, mas que, a longo prazo, pode gerar retornos financeiros interessantes, tornando o imóvel atraente aos potenciais inquilinos", enfatiza Marco.
Durante a fase de execução do retrofit, é fundamental contratar um gerenciamento global para a obra que contemple um acompanhamento rigoroso de todas as etapas, garantindo que todas as intervenções sejam realizadas de acordo com o projeto idealizado, respeitando as normas técnicas e legais vigentes. Além disso, é importante monitorar o cronograma e os custos, buscando otimizar o processo para evitar atrasos e desperdícios.
Após a conclusão das obras, é hora de divulgar as melhorias realizadas e atrair potenciais inquilinos. Destacar os diferenciais do imóvel, como a modernização da arquitetura, as novas áreas implantadas, melhorias realizadas, bem como as demais benfeitorias, por meio de um planejamento de marketing bem elaborado, com estratégias de divulgação e propaganda para despertar o interesse dos futuros locatários.
As vantagens de um retrofit vão muito além da estética – como é o caso do Work Place Funchal, que é administrado pela Mario Dal Maso e contratada para efetuar a gestão global do retrofit, realizando o escopo de planejamento, projeto e gerenciamento das obras. No qual o resultado foi fantástico, antes o prédio apresentava uma taxa de vacância de 50% com a liquidez baixa, hoje a vacância é de 20%, próximo à média de mercado. Além disso, atualmente o edifício apresenta uma excelente atração, melhor velocidade de locação e a fidelização dos atuais locatários, que estão contentes e agradecidos.
Em suma, o retrofit surge como uma alternativa promissora, permitindo a revitalização dos imóveis e a adaptação às demandas contemporâneas. Com um diagnóstico preciso, um planejamento adequado e a execução cuidadosa das obras, é possível transformar imóveis vazios em espaços valorizados e atrativos para o mercado imobiliário.
|