Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Saiba como otimizar os processos de manutenção do condomínio no mês de abril

Problemas com infiltrações são muito rotineiros em edifícios. Algumas vezes, são simples de serem resolvidos. A grande maioria acaba se tornando uma grande dor de cabeça para moradores e para os síndicos. Existem diversas causas que podem levar a uma infiltração, grande parte delas pode ocorrer devido à falta de impermeabilização.

“Resumidamente, a impermeabilização consiste no processo de aplicação de produtos específicos em superfícies que sofrem com a ação de água (chuva, neblina etc.), com o objetivo de selar, vedar e proteger essas superfícies, evitando infiltrações, manchas, mofos e até problemas bem mais sérios. Nesses casos, a impermeabilização é um investimento preventivo”, menciona o engenheiro João Cássio.

Veja algumas das áreas mais comumente afetadas:

Paredes: a infiltração nas paredes é bastante comum nos condomínios, ainda que quase sempre o resultado visual seja o mesmo (mofo, bolor e descascamento da pintura);

Lajes prediais: em condomínios, é muito comum ver amplas lajes utilizadas como áreas de lazer. Como estão constantemente expostas às variações climáticas e às chuvas, são propensas a apresentar infiltrações no edifício;

Caixas d’água e cisternas: todo reservatório de água é propenso a infiltrações. Nos edifícios, as caixas d’água e cisternas abastecem muitas pessoas e, quando a impermeabilização predial for realizada, é preciso ficar atento também à qualidade da água. Procure saber se o sistema de impermeabilização, além de resolver definitivamente as infiltrações, é apropriado para o contato com a água, ou se outras medidas devem ser tomadas para garantir a segurança de todos.

A impermeabilização, quando feita corretamente durante a construção, é bem mais barata e fácil, pois varia entre 1% e 3% do custo total da obra. Mas em casos de prédios muito antigos, ou que foram construídos sem esse cuidado, o valor acaba sendo um pouco maior, podendo chegar a 10% do valor, mas nada comparado ao prejuízo que a não impermeabilização pode causar. “Dessa forma, realizar uma impermeabilização preventiva minimiza problemas futuros e até os custos com este tipo de reforma”, complementa João Cássio.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.