Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Reabertura das áreas comuns do condomínio deve seguir regras de segurança

Com a identificação dos primeiros casos da Covid-19 no Brasil e o rápido avanço da doença, os órgãos da saúde recomendaram, entre outras medidas, o isolamento social o que fez com que os condomínios fechassem os acessos as áreas comuns, a afim de se evitar aglomerações e a disseminação do vírus.

Quatro meses depois do surgimento da doença, as autoridades iniciaram um projeto de retomada gradual da normalidade e os condomínios puderam reabrir suas áreas comuns. “Esta decisão ficou a critério de cada empreendimento, de acordo com a vontade de seus moradores. Os que optaram pela reabertura tiveram, é claro, que adaptar suas rotinas e estabelecer novos protocolos de uso da área comum”, ressalta Cintia da Gama Rocha, gerente de condomínio da Mário Dal Maso.

Não apenas a comunicação com os moradores precisou ser adaptada como também a estrutura do condomínio. Além da instalação de dispenses com álcool em gel em todos os locais de acesso das áreas de lazer e a implantação de uma rotina de limpeza diferenciada, foi necessário estabelecer um limite de usuários, para manter o distanciamento, e criar plataformas e rotinas de controle.

Áreas abertas como piscinas, quadras e playgrounds, onde há grande circulação de ar, podem ser reabertas desde que sejam respeitados o limite de pessoas, a circulação com máscaras e a higienização dos locais de contato. Áreas fechadas, como brinquedoteca, saunas, academias, salas de cinemas e piscinas aquecidas podem ser reabertas com cuidados extras, como o uso por família, sem a presença de pessoas de diferentes apartamentos.

Para a gerente, as regras de segurança devem ser seguidas rigorosamente pelos condomínios e em caso de dúvidas, cabe sempre o bom senso. “Esta situação é inédita, nunca vivida por nenhum de nós, por isso cada Condomínio deve usar o bom senso na escolha da reabertura das áreas comuns. Consulte os moradores e reflita sobre as características do seu condomínio”, finaliza Cintia Rocha.

DICA DAL MASO

A AABIC – Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios produziu uma cartilha com orientações para a reabertura dos condomínios residenciais. Para conferir, clique aqui.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.