Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Mercado de venda de imóveis volta a reaquecer

Apesar do ano atípico e dos desfavoráveis impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário tem mostrado sinais de reaquecimento, com o aumento das vendas de imóveis residenciais.

De acordo com pesquisa do Secovi-SP, em agosto, houve a comercialização de 6.350 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo. O resultado foi 35,0% acima do volume de vendas do mesmo mês em 2019 (4.702 unidades) e 46,3% superior ao do mês de julho (4.341 unidades).

A queda da taxa Selic para 2% ao ano, a inflação em baixa, e a grande oferta de crédito são os principais fatores que impulsionaram a retomada do mercado. Com a taxa básica em queda, os bancos reduzem taxas de contratos de financiamento, o que estimula o consumidor a trocar de casa ou adquirir seu primeiro imóvel. “Este será sempre um fator determinante para o segmento imobiliário, pois ele aumenta o poder de compra do consumidor, mesmo que sua renda não tenha crescido nos últimos anos”, afirma engenheiro e sócio diretor da Mário Dal Maso, Marco Dal Maso.

Dentro deste quadro, também como aspecto positivo esta a grande oferta de imóveis na planta, em construção e prontos, lançados nos últimos 36 meses (setembro de 2017 a agosto de 2020). Segundo o Secovi-SP, a capital tem 30.918 unidades disponíveis para venda, quantidade 17,6% acima do volume de agosto do ano passado (26.293 unidades). “Em um cenário em que a gama de opções é grande, o consumidor encontra imóveis em diferentes regiões, com variados preços e em diversificados estágios de construção, o que atende um perfil muito grande de pessoas”, explica Marco.

A expectativa para os próximos meses é que a curva deste mercado suba, apresentando números cada vez maiores de comercialização e construção de novos empreendimentos. Prova disso está em uma pesquisa recente, realizada e divulgada pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que afirma que cerca de 43% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel nos próximos três meses, o maior percentual já registrado pelo estudo desde 2014.

“A comercialização de imóveis não está apenas no campo residencial, em que famílias adquirem um espaço maior ou seu primeiro imóvel, mas também está na área de locação. Há aqueles que tem aproveitado o período de atratividade como alternativa de investimento, para aluguel”, finaliza Marco Dal Maso.

 


Valorização do imóvel


Mercado de locação: valorização do imóvel

No competitivo mercado de locação de imóveis, contar com atributos que valorizam o patrimônio é um grande diferencial. Confira quais fatores são considerados decisivos na escolha de um imóvel.

 

Acessibilidade


Acessibilidade nos condomínios é Lei

Os edifícios devem garantir a acessibilidade nas áreas de circulação, este ponto é Lei e um diferencial na locação do imóvel. Apesar disso, os empreendimentos antigos enfrentam dificuldades no cumprimento das normas.

 

Áreas comuns


Reabertura das áreas comuns do condomínio deve seguir regras de segurança

A reabertura das áreas comuns do condomínio deve ser uma escolha de cada empreendimento e exige a implantação de protocolos de segurança, treinamento de funcionários e conscientização dos moradores.

 

Tecnologia e serviços


Nova tendência: serviços que garantem a comodidade nos condomínios

Entre os condomínios, a tendência da comodidade nunca se fez tão presente. Muitos locais têm investido em minimercados e serviços de delivery, no entanto, toda praticidade tem um preço.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.