Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Imóvel alugado: manutenção, conservação e reformas

Os imóveis, como qualquer outro bem, envelhecem e necessitam de manutenção e modernização. No caso de unidades alugadas, há situações em que os reparos são de responsabilidade do inquilino e outras que devem ser assumidas pelos proprietários.

No rol de responsabilidades dos proprietários estão os consertos estruturais, como problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, entre outros. “Toda mudança relacionada à manutenção dever ser cobrada do proprietário, desde que não seja identificado o mau uso, como o descarte de materiais descartáveis em vasos sanitários e de óleo na pia, por exemplo,”, explica o engenheiro civil, João Cássio Coutinho da Costa, prestador de serviço da Mario Dal Maso.

A conservação do imóvel, por sua vez, é de total responsabilidade do inquilino, ou seja, é ele quem deve manter o imóvel em boas condições. A conservação do imóvel envolve cuidados básicos, como pintura, cuidados com pisos, torneiras e móveis embutidos.

Em algumas situações necessita de um retrofit, que basicamente é modernização do imóvel, como a atualização de sistemas de segurança, a troca de sistemas elétricos e hidráulicos e até mesmo de layout ou fachada. “Nestes casos, proprietários e inquilinos podem fechar um acordo para o pagamento da reforma. Por exemplo, se o inquilino quer instalar portão automático e câmeras de vigilância para aumentar a segurança, a melhoria é benéfica para o proprietário também que terá seu imóvel valorizado. Por isso, os custos podem ser divididos”, explica João Cássio.

O especialista ainda ressalta que, toda reforma realizada dentro de unidade locadas deve ser comunicada a administradora imobiliária, que irá solicitar a autorização do proprietário. “O inquilino deve se sentir em casa, fazer uso do imóvel da melhor maneira possível, mas lembrar sempre que o imóvel não é dele. Claro que ele não precisa avisar um furo na parede para instalação de um quadro, por exemplo, mas precisa dar ciência da troca de um piso. Como em outras áreas da vida, cabe sempre o bom senso”, finaliza.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.