Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Reforma Trabalhista traz mudanças para o mercado imobiliário

A partir de novembro, a Reforma Trabalhista entrará em vigor em todo o País. O Projeto de Lei foi sancionado pelo presidente Michel Temer em julho deste ano e alterou mais de 100 itens da antiga CLT – Consolidação da Leis do Trabalho, que afetam diretamente a relação entre o empregador e os empregados.

Dentre as mudanças, as principais delas que impactam diretamente o segmento da administração de condomínios estão relacionadas a jornada de trabalho, horário de descanso e férias. A jornada, por exemplo, poderá ser de 12 horas, com horas de descanso, dentro do limite de 44 horas semanais ou 48 horas (com as horas extras).

Já o período de férias poderá ser fracionado em até 3, desde que haja negociação com o empregado e que um dos períodos seja de pelo menos 15 dias corridos.  O intervalo de descanso também foi alterado e poderá ser negociado, desde que tenha pelo menos 30 minutos. “Outra mudança é que se caso o empregador não concedesse o tempo mínimo para almoço, a indenização seria de todo o tempo de intervalo devido. Com a Reforma, o pagamento é de apenas 50% do valor da hora normal de trabalho”.

O contrato de trabalho poderá ser extinto de comum acordo, com pagamento de metade do aviso prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado poderá ainda movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, mas não terá direito ao seguro-desemprego. explica o gerente de departamento pessoal da Mario Dal Maso, Marcelo Jardim.

Para o especialista, o novo texto foi positivo para empregadores e empregados. “Houve apenas a flexibilização das novas normas já existentes e a possibilidade de tudo ser negociado. A adaptação para a aplicação das novas diretrizes de práticas trabalhistas poderá ser um pouco difícil no início, mas com o tempo, todos perceberemos que a mudança era necessária”, finaliza. .


INVESTIMENTO

As despesas de manutenção das áreas comuns e pagamento de funcionários são contas que têm mais peso na taxa condominial e ainda assim no decorrer do ano, podem gerar rateios. Existem ações que podem aumentar o caixa dos condomínios.

 

CONFLITOS

Em condomínios, é comum haver certos conflitos entre moradores, com funcionários e síndicos, seja por inadimplência ou até por questões simples, como vagas de garagens. As câmaras de arbitragem podem solucionar estes problemas.

 

GARAGEM

Os sorteios de vagas de garagens podem causar conflitos nos condomínios. Para evitar situações delicadas, síndicos podem optar por sistemas eletrônicos que facilitam o sorteio, tornando o processo mais transparente e menos burocrático.

 

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva contribui para o meio ambiente e pode ser adotada de maneira eficaz nos condomínios. O indicado é que o síndico realize um bom planejamento para implementação e os condôminos também façam a sua parte.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.