Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Vistoria de imóvel deve ser realizada antes da locação

A vistoria de um imóvel tornou-se uma prática comum entre as empresas que trabalham com locação, uma vez que a vistoria traz segurança ao estado do imóvel tanto ao locatário quanto ao locador.

Antes de fechar um contrato, a empresa que intermediou a locação deve pontuar, em um documento escrito e com fotos, o estado de conservação do imóvel, desta forma, no término do contrato, fica estabelecido que a unidade deve ser devolvida no mesmo estado. “Observa-se pintura, possíveis entupimentos de torneiras, carpetes, cortinas, fechaduras, vidraças e mobília. O documento deve apresentar o estado exato de tudo, destacando também os aspectos ruins encontrados, quanto mais detalhes tiver a informação, mais completa será a vistoria”, explica Renata Kalili Dal Maso, gerente de patrimônio da Mario Dal Maso.

O inquilino pode pedir para ir até o imóvel verificar se não houveram falhas no laudo apresentado antes da assinatura do contrato. Ao término do período de locação, este mesmo laudo será recuperado e comparado a nova vistoria que será realizada. “É comum que, ao deixar o imóvel, o inquilino tenha que realizar uma nova pintura na unidade, com a vistoria inicial pode ser que haja mais algum reparo de responsabilidade do inquilino. Ou, ao contrário, o inquilino pode mostrar que não tem que ajustar determinado ponto e, assim, se protege de cobranças indevidas”, completa Renata Kalili Dal Maso.

Há problemas que não são muito visíveis como hidráulicos e elétricos, por isso, é importante que o inquilino tente percebê-los na primeira semana de moradia para que a administradora seja informada e, a questão inclusa no laudo. “Não são todas as imobiliárias que permitem inserções no laudo de vistoria, é preciso questionar este ponto no fechamento do contrato”, ressalta.

Renata orienta que em qualquer contrato locatício a vistoria do imóvel é obrigatória e deve ser bastante detalhada. “Se o locatário combinou alguma benfeitoria no imóvel em troca de desconto no valor do aluguel, este ponto também deve estar do documento”, lembra.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.