Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Criptomoedas são tendência no mercado imobiliário

Algumas construtoras têm adotado o uso de criptomoedas ou moedas digitais para venda de imóveis. Esta modalidade financeira valorizou-se diante do dinheiro real e permitiu que uma gama enorme de pessoas que investem ou possuem seus negócios no modelo online conseguissem adquirir imóveis. De acordo com os dados do mercado imobiliário, um apartamento que custa R$ 230 mil, por exemplo, custaria o equivalente a 9,82 bitcoins, tipo de moeda digital.

A nova tendência, no entanto, ainda é polêmica entre o setor imobiliário. As criptomoedas são códigos digitais que podem ser convertidos em valores reais. As negociações são online, sem intermediários e não são regulamentadas por um sistema monetário. Portanto, não há legislação própria sobre as transações. A base do sistema está na blockchain ou “protocolo da confiança”, que tem como principal medida de segurança a descentralização, ou seja, todos os dados e transações são compartilhados.

Para o diretor da Mario Dal Maso, Helio Coelho, o uso de criptomoedas amplia a carteira de cliente e traz mais agilidade às vendas, no entanto, é preciso estar ciente dos riscos do mercado, antes de adotar a prática. “Apesar de não sofrer influência pela inflação, é regida por um mercado internacional e, por isso a variação do valor da moeda digital é bastante alta, ou seja, em um mesmo dia ela pode estar muito valorizada em relação ao dinheiro real como super desvalorizada, levando as partes negociantes ao prejuízo”, comenta.

Investir nesse ambiente para adquirir um imóvel pode não compensar devido ao alto risco de desvalorização. “A recomendação é que este meio de pagamento seja utilizado apenas para quem já tem as moedas digitais investidas e pode fazer a transação diretamente com a construtora. A palavra de ordem é cautela”, afirma Coelho.

 


Locação


Alteração ou Locação de Área Comum, pode?

A locação ou mudança de destinação das áreas comuns é um dos assuntos polêmicos e conflitantes em condomínios e somente é possível aprovação com 100% dos condôminos presentes em Assembleia. Saiba mais sobre este tipo de modalidade e tire suas dúvidas sobre o imposto de renda e nova utilização de espaços.

 

Vistoria


Vistoria de imóvel deve ser realizada antes da locação

Relatar o estado de conservação de um imóvel antes da locação é uma prática que traz segurança tanto ao locador quanto ao locatário, pois ao término do contrato, evita-se cobranças adicionais e incorretas para ambas as partes. O documento deve ser completo, com detalhamento de informações de todos os cômodos, além de fotos.

 

Energia Limpa


Condomínios têm linha de crédito especial para investir em energia renovável

As energias eólica e solar são consideradas renováveis e mais baratas que a energia gerada por hidrométricas, no entanto, elas têm alto custo de instalação. Para ajudar nesta questão, o BNDES lançou uma linha de crédito especial para o financiamento em energia limpa voltada para condomínios, microempresas e pessoas físicas.

 

Garagem


Prédios sem vagas de garagem viram tendência


A antiga lei de zoneamento da cidade exigia que os empreendimentos residenciais tivessem no mínimo uma vaga de garagem por apartamento, porém o atual Plano Diretor Estratégico de São Paulo (PDE) incentiva que cada empreendimento tenha uma vaga no máximo. Saiba mais sobre esta nova tendência do mercado imobiliário

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.