Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Condomínios devem economizar água

O consumo de água nos condomínios da capital paulista vem crescendo. De acordo com uma pesquisa da Sabesp, em 2015, ano em que começaram a surgir os primeiros indícios da crise, o consumo por apartamento era de 11,4 m³ na cidade de São Paulo. Hoje, o gasto é de 11,8 m² por unidade.

A gerente de condomínio da Mario Dal Maso, Marlene de Almeida, afirma que a economia de água deve ser realizada nas unidades e também nas áreas comuns do empreendimento. “Síndicos e administradoras podem ajudar nesta missão por meio da conscientização da importância de se economizar água e também na adoção de medidas para reduzir o uso da água comum”.

A instalação de sistemas que reutilizam água também pode ser uma solução para os condomínios que têm custos altos. O engenheiro João Cássio, da Gercon Consultoria, trabalhou em um dos condomínios administrados pela Mario Dal Maso na implantação de um sistema que capta água pluvial e fluvial. “Este sistema é ótimo porque garante a economia de água até em período de escassez de chuva. Ele foi instalado a menos de um mês, mas a expectativa é que o condomínio reduza com o consumo de água em entre 25 a 30%, que corresponde à água de lavagem de escadarias e três subsolos, ou seja, cerca de 3.500 litros”, afirma.

A gerente de condomínio ressalta apenas que o investimento neste tipo de instalação é alta e exige planejamento. “O payback destes sistemas não é longo, mas é preciso aprovar o projeto em Assembleia antes de inicia-lo”, lembra, Marlene de Almeida.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.