Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Inadimplência tem queda de 68% nos últimos 10 anos

Apesar da Alta registrada na comparação entre os anos 2016 e 2017

De acordo com índices do Tribunal da Justiça de São Paulo (TJSP), monitorados pela AABIC - Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo, houve uma diminuição de quase 70% no número de ações judiciais por falta de pagamento de condomínios, nos últimos 10 anos. Em 2007, foram registrados 15.902 ações judiciais por falta de pagamento de condomínios, enquanto que em 2016, foram 5.013 ações.

No entanto, ao comparar apenas os dois últimos anos, o primeiro semestre de 2017 (6.059 ações) superou o número de ações de todo o ano de 2016 (5.013 ações). O diretor comercial, expansão e desenvolvimento da Mario Dal Maso, Marco Dal Maso, explica que a razão para este aumento pontual nestes 10 anos é o advento do Novo Código de Processo Civil que quebrou um grande paradigma do judiciário, permitindo maior eficiência na gestão da cobrança judicial das ações por falta de pagamento de taxa de condomínio. “O processo trouxe maior credibilidade à cobrança e teve, como consequência, maior demanda de processo judicias”, afirma.

O diretor completa que a tendência dos próximos meses é que o número de ações suba devido ao agravamento da crise econômica, mas que este cenário acontecerá por tempo determinado. “Quando as pessoas se conscientizarem que a penhora do bens e imóveis está mais rápida, a taxa condominial será prioridade no pagamento das contas. A taxa não era prioridade devido aos baixos juros aplicados sobre o atraso, que é apenas de 2%.”, afirma.

Antes de qualquer ação na Justiça, Marco Dal Maso ressalta que é importante tentar um acordo amigável com o morador inadimplente. “As ações extrajudiciais de conciliação são mais econômicas e menos burocráticas. Além disso, causam menos desconforto às partes”, finaliza. .


COMERCIAL

As salas comerciais devem atender o seu negócio, por isso é importante estudar seu público de interesse e verificar quais os benefícios que não podem faltar no imóvel a ser locado.

 

TITULARIDADE

A locação de apartamentos deve ser segura para inquilinos e para proprietários, por isso é recomendável a transferência de titularidade de contas de consumo, como água e energia.

 

ECONOMIA

Com o fim do bônus das companhias de água, houve aumento no consumo nos condomínios. Síndicos, administradoras e condôminos podem alinhar soluções para reduzir a conta de água.

 

TERCEIRIZAÇÃO

Com a Lei da Terceirização, a contratação de empresas terceiras deu menos responsabilidade ao contratante sob o funcionário, o que trouxe maior segurança jurídica aos condomínios.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.