Mario Dal Maso

Dicas para uma Assembleia produtiva


Um dos pilares do trabalho da Gestão Condominial é o momento da Assembleia. Ir a uma reunião em condomínio não é dos programas mais atrativos, contudo é essencial para que o Condomínio caminhe de forma ágil e correta.

A Assembleia começa muito antes, enquanto os assuntos estão sendo pensados no dia a dia. A pauta vai sendo esboçada na rotina do Condomínio. Definida pauta e data, o Síndico e administradora devem reunir informações e preparar material adequado: Edital de Convocação, projeção, planilhas, orçamentos, etc., de forma que os assuntos fiquem bem esclarecidos e não restem dúvidas para condômino votar. 
 
O Presidente deve ler o edital ao início e após dar condução aos itens, garantindo que assuntos fora da pauta não sejam atendidos (porem relacionados em assuntos gerais ou direcionados para uma próxima Assembleia). A postura firme no direcionamento da Assembleia garante respeito dos condôminos, pois os debates devem ser mediados, dentro de um mínimo de respeito às opiniões divergentes, gerando esclarecimentos para posterior votação. 
 
Conforme a pauta há necessidade de um mínimo de Condôminos para que a Assembleia possa deliberar, conforme a pauta, a maioria simples dos presentes decide pelos itens pautados. Fato é que quanto maior a participação dos condôminos no momento das decisões, mais democrática a gestão.

 

< Voltar



Mario Dal Maso - 2017 © Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Predicado Comunicação