Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Laudo de vistoria: proteja sua transação imobiliária

A conservação do imóvel é uma das principais preocupações dos locadores. Ao término do contrato, muitos se deparam com imóveis danificados, que exigirão investimentos para uma próxima locação. É possível reduzir este tipo de problema, incluindo no contrato de locação laudo de vistoria inicial e estabelecendo prazos para realização de vistorias periódicas.

“A vistoria nada mais é do um levantamento das características do imóvel realizado por profissional especializado. Este especialista, após inspeção do imóvel, emitirá laudo contendo a descrição da situação física do imóvel e fará registros com fotos, que deve ser assinado por ambas às partes e anexada ao contrato de locação”, explica Bruno Dal Maso Kalili, gerente comercial de patrimônio da Mario Dal Maso.

É importante registrar no laudo o estado da pintura do imóvel, a existência de riscos ou rachaduras em vidros e paredes, o funcionamento de torneiras, registros, tomadas e bocais de lâmpadas e o estado de conservação de revestimentos.

Diferente da vistoria de locação, a vistoria de constatação é feita durante o contrato de locação, a fim de relatar tecnicamente os problemas do imóvel, sejam de infiltração, presença de cupins, vazamentos de telhados entre outros e apontar a necessidade de obras de conservação. A vistoria fará com que a administradora analise se o custo das obras necessárias se trata de despesas ordinárias que cabem ao inquilino, tais como pintura, limpeza de calhas e limpeza de caixa d’água, por exemplo, ou extraordinárias que cabem ao proprietário, como despesas estruturais.

A Lei do Inquilinato estabelece que o imóvel alugado seja devolvido no mesmo estado em que foi recebido, mas não determina obrigatoriedade da vistoria. “A lei não é clara em relação ao melhor método de se cumprir esta exigência, mas a vistoria é o melhor deles. Quanto mais detalhes o laudo tiver, maior a segurança do proprietário e do inquilino, que não pagará por reformas de espaços que não foram danificados por ele”, finaliza Bruno.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.