Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Como engajar seu condomínio para que ele seja sustentável?

A ideia de aplicar sustentabilidade aos condomínios pode parecer distante, mas não é. Inclusive, os conceitos podem ser colocados em prática nos locais onde não há estes hábitos. As mudanças podem ser aplicadas aos poucos e o primeiro passo é idealizar o conceito e pensar em ideias que podem se adaptar ao seu condomínio.

Entretanto, é essencial compartilhar os pontos de vista e entender as opiniões para chegar a um consenso. “É preciso entender a opinião dos moradores, compreender o que agrada a cada um para que todos entrem em acordo antes de dar um start nas mudanças”, explica o Gerente de Condomínio Jair Aleixo.

A coleta seletiva pode ser a porta de entrada para a mudança de hábitos, para conscientizar os moradores da importância da separação do lixo. “Muito condomínios já adotaram esta ideia, mas alguns ainda sentem dificuldade em colocar em prática”, diz Jair.

Outro ponto é a captação de água da chuva e reuso da água da piscina ou aparelhos de ar-condicionado. Existe, inclusive, um projeto de lei em tramitação no Senado que torna obrigatório que novas edificações incluam no projeto o reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis. A ação pode proporcionar uma economia de quase 50% no consumo de água.

Instalar painéis solares pode gerar uma economia de 50% a 95% na conta de luz, e o investimento feito para a instalação das placas acaba sendo pago pela própria economia gerada pela redução dos gastos. Outra ideia interessante é o compartilhamento de bens entre os moradores. Há condomínios que compartilham bicicletas, por exemplo.

“Ações como estas beneficiam não só o condomínio, mas também o meio ambiente, e pequenas ações tomadas em conjunto, podem causar grandes impactos.” Finaliza Jair .

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.