Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Quais os cuidados na hora de jogar as lâmpadas fluorescentes

Muitas vezes, as lâmpadas fluorescentes não são descartadas de forma adequada. Além de conterem mercúrio metálico (Hg), são compostas por vidro e plástico, que também podem ser reciclados. Jogá-las no lixo comum pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para a própria saúde.

A quebra do vidro da lâmpada libera o vapor de mercúrio e, caso seja inalado, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea. É um material contaminante que causa danos permanente no ecossistema, caso entre em contato com o solo ou com a água. “É preciso ter muito cuidado com o descarte. Parece simples o fato de jogar fora uma lâmpada, mas o descarte de forma errada pode causar muitos danos”, enfatiza o Gerente de Condomínio Mailton Carvalho.

Mas há a maneira certa de se desfazer deste tipo de material sem causar nenhum tipo de prejuízo à saúde ou ao meio ambiente. Elas devem passar por um processo de descontaminação e, após o procedimento, seus outros componentes podem ser reciclados normalmente.

A solução para condomínios ou prédios comerciais é o uso de coletores para lâmpadas fluorescentes usadas. Empresas especializadas na coleta deste tipo de material fornecem diversos modelos de coletores, de diferentes tamanhos e para cada tipo de necessidade. Alguns destes coletores possuem material específico que absorve o mercúrio, caso haja a quebra de alguma lâmpada durante o transporte.

“Uma ação simples, é a implementação dos coletores específicos, pode gerar um ganho importante na sustentabilidade do condomínio e no bem-estar dos moradores”, finaliza Mailton.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.