Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Custos condominiais: como reduzir?

O Brasil está imerso em uma crise econômico financeira, reflexo da pandemia da Covid-19, que ainda está vigente nos dias atuais. No último ano, infelizmente, muitas pessoas tiveram seus salários reduzidos ou seus empregos perdidos. Por isso, o grande desafio dos síndicos, neste momento, é a redução dos custos condominiais.

“Este desafio certamente é um dos maiores da gestão condominial, mas com planejamento e uma revisão detalhada dos contratos e gastos é possível diminuir o valor do condomínio”, afirma o gerente de condomínio da Mario Dal Maso, Karen Monteiro.

Um ponto que pode ser revisto é os custos com água e energia. No caso de prédios mais antigos, a instalação de sensores de presença ou de hidrômetros individuais (importante analisar se há viabilidade técnica) pode gerar uma diminuição nas contas. É importante que o condomínio mantenha a manutenção preventiva em dia, gastos periódicos são melhor administrados do que os emergenciais.

A adoção de algumas medidas deve diminuir a taxa condominial, mas antes é importante apresentar as propostas em Assembleia. “Avalie o cenário, analise as mudanças e apresente aos condôminos os caminhos encontrados. Juntos, síndicos e moradores poderão decidir o que é melhor para o condomínio. Assim se faz uma boa gestão condominial”, conclui Karen Monteiro.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.