Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Imóveis sustentáveis são preferenciais na locação

As construções sustentáveis têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de locação e sistemas de reaproveitamento de água e uso de energia fotovoltaica na iluminação dos ambientes são diferenciais na escolha de um imóvel.

O motivo da expansão desse mercado, para a arquiteta e gerente comercial da Mario Dal Maso, Bianca Couto, está na mudança de comportamento das pessoas e também na economia financeira. Dados da Green Building Council Brasil (GBC Brasil) apontam que os edifícios verdes têm taxas de condomínio de 15% a 25% menores do que os cobrados em edifícios convencionais. “A sustentabilidade é hoje uma preocupação para muitas pessoas e, sendo possível juntar a eficiência energética com economia, o cenário se torna ainda mais atrativo”, explica.

No Brasil, de acordo com dados de 2018 da GBC, 1.345 registros para certificação verde foram solicitados, destes pedidos 533 já receberam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que comprova a sustentabilidade dos imóveis.

Este tipo de construção está presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal e tende a se tornar mais popular. “As novas construções podem aderir a sustentabilidade desde seu projeto, o que reduz o custo de obra. Nas antigas construções, no entanto, o investimento em sistemas sustentáveis é um pouco alto, o que exige planejamento”, afirma Bianca Couto.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.