Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Condomínios devem prever custos para 2021

No mês de dezembro não são apenas as confraternizações que fazem parte do calendário dos condomínios, o planejamento orçamentário do novo ano também deve ser desenvolvido e apresentado a todos os condôminos.

Este é o documento que define o destino dos investimentos do condomínio e fixa o valor na taxa condominial, que será aplicada durante o próximo ano. “Os valores são obtidos por meio do cálculo percentual das despesas em um período de 24 meses e, se as contas não forem feitas da maneira correta, certamente, o condomínio fechará no vermelho”, explica Alessandra Muniz, gerente de condomínios da Mario Da Maso.

Para que os síndicos elaborem, junto à administradora, um planejamento completo, é importante fazer um levantamento dos dados financeiros do condomínio, que deve considerar todos os custos, como a inflação, dissídio dos empregados, férias e 13º salário, concessionárias e manutenções. “Também é importante prever reajustes de valores para o próximo ano ao avaliar os contratos vigentes que estão próximos do fim”, completa.

Os imprevistos, como custos emergenciais ou inadimplência, devem estar no documento, sendo o ideal prever um valor de contribuição ao fundo de reserva. “A produção deste documento demanda tempo e um alto nível de detalhamento, por isso é necessária muita atenção. A saúde financeira de seu condomínio depende deste planejamento”, conclui.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.