Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Síndico deve saber lidar com conflitos em condomínios

Conviver em coletividade não é fácil e alguns condôminos geram discussões e diversos conflitos por diferentes motivos. Diante disso, a figura do síndico deve se tornar uma boa ponte para minimizar os problemas entre os vizinhos e manter a harmonia condominial.

Entre os principais conflitos estão o excesso de barulho, situações relacionadas às vagas de garagem e reclamações contra animais domésticos. Principalmente nesses casos, o síndico deve ser o mediador e propor uma solução. A gerente de condomínio da Mario Dal Maso, Dayana Araújo, explica que o síndico deve agir sempre preventivamente, divulgando amplamente aos moradores o que é e o que não é permitido às áreas comuns do prédio e também em algumas situações dentro das unidades. "A comunicação é sempre eficaz e minimizar problemas futuros. Tudo deve ser muito bem discutido, principalmente nas assembleias", conta.

O primeiro passo indicado para conter as "desavenças" é conversar com os moradores e avaliar a situação. Caso não for efetivo, é necessário adverti-los e em último caso multá-los.

No entanto, a gerente ressalta que nem sempre os problemas são de responsabilidade sindical. “Um problema entre moradores que não interfira na gestão do condomínio não é responsabilidade do síndico. Essa questão deve ser sempre lembrada", pontua Dayana.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.