Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Instalações elétricas exigem manutenção periódica

A falta de manutenção periódica nas instalações elétricas do condomínio traz um grande risco a segurança de moradores e colaboradores do empreendimento. A sobrecarga nas fiações ou a rede obsoleta pode causar um incêndio, prejudicando a estrutura do prédio e colocando em risco a vida das pessoas.

Neste sentido, é imprescindível realizar a manutenção preventiva ou corretiva da rede elétrica. Recomenda-se que a revisão dos sistemas seja a cada 5 anos, em edifícios mais antigos e de 10 em 10 anos em empreendimentos novos. “Este tipo de serviço é importante para assegurar a redução dos riscos de acidentes e também por apresentar uma economia de para o condomínio. Um sistema desgastado aumenta o consumo de energia”, afirma João Cássio Coutinho da Costa, engenheiro civil e prestador de serviço da Mario Dal Maso.

Nas instalações elétricas, há problemas que podem ser constatados apenas com a manutenção preventiva, mas há sinais que podem indicar problemas nesta região e que podem ser notados pelos síndicos. “Quedas constantes de energia apenas no condomínio, queima de aparelhos ou um aumento do consumo sem motivo aparente podem indicar problemas na parte elétrica”, ressalta João Cássio.

Para o João Cássio, também é importante que o condomínio oriente os moradores a realizarem a manutenção preventiva nas próprias unidades autônomas. “Neste caso, o condomínio pode estudar uma parceria com uma empresa especialista no assunto, que oferece desconto aos condôminos. Antes disso, no entanto, é importante mostrar aos moradores os perigos que uma rede elétrica mal cuidada pode trazer. Muitas pessoas, desconhecem estes riscos”, pontua.

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.