Condomínios podem adotar coleta seletiva
A sustentabilidade tem chamado cada vez mais a atenção da população mundial. E pensando nisso, os condomínios começaram a adotar processos voltados para o bem do meio ambiente, como por exemplo, a coleta seletiva. Em algumas cidades, como São Paulo, já existem leis que obrigam os condomínios a adotarem esta prática.
Entretanto, para que a implantação dê certo, é necessário que o responsável do condomínio realize um bom planejamento e considere que o empreendimento tenha espaços adequados para a colocação dos coletores.A gerente de condomínio da Mario Dal Maso, Karen Monteiro, ressalta que a comunicação também é muito importante. “O síndico deve promover campanhas de conscientização sempre que possível. No início, elas podem abordar como funciona o processo de reciclagem, e, ao longo do tempo podem destacar aos condôminos a importância e os benefícios da coleta”, afirma.
Karen também explica que nem todos os itens são recicláveis e os moradores podem receber treinamentos para descartarem os materiais corretamente de maneira correta. “Objetos cortantes, por exemplo, não devem ser dispensados no lixo sem o devido condicionamento de qualquer jeito, pois, podem machucar os funcionários no momento da coleta”, finaliza.
|