Mediação é a maneira mais rápida de solucionar conflitos
Todo condomínio tem alguns conflitos entre moradores, síndicos ou funcionários, pois a vida neste tipo de edificação reúne pessoas de diferentes culturas e administrar as diferenças nem sempre é uma tarefa fácil.
Determinadas discussões geram processos na Justiça, como sorteio de vagas de garagem, animal de estimação e inadimplência. Entretanto, a gerente do Depto de Patrimônio e advogada da Mario Dal Maso, Antônia da Costa, afirma que é possível solucionar situações delicadas sem ter que ir aos tribunais. “As câmaras de arbitragem são ótimas opções para dos condomínios. A decisão delas tem o mesmo valor de uma sentença dada pelo Poder Judiciário comum”, explica.
O advogado parceiro da Mario Dal Maso, Marcelo Peres, também ressalta a mediação de conflitos é uma maneira de resolver problemas de forma rápida e sigilosa. Além disso, o valor é muito abaixo do gasto em ações processuais tradicionais.
A gerente apenas lembra que para fazer o uso deste tipo de serviço é necessário conversar com os moradores. “O item deve ser debatido em assembleia e, para aprovação deve ter votação mínima correspondente à maioria dos presentes”, finaliza.
|