Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Condomínios têm linha de crédito especial para investir em energia renovável

A tarifa de energia do Brasil é uma das mais caras do mundo. A falta de uma política de planejamento energético fez com que o País dependesse quase que exclusivamente de hidroelétricas, que são impactadas pela estiagem e altos impostos. O contínuo investimento em energia renovável seria uma alternativa para o País ter tarifas de energia mais acessíveis.

Para estimular esta mudança de cenário, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social lançou um programa para o financiamento de geração eólica e solar. Serão duas linhas de crédito no valor total de cerca de R$ 2,2 bilhões, sendo a primeira delas voltada a condomínios que poderão financiar até 100% do total a ser aplicado nos equipamentos, com prazo de pagamento de até 120 meses e carência de 24 meses. Microempresas e pessoas físicas poderão ter acesso a esta primeira linha de crédito e também a segunda, que financia a instalação da energia renovável.

A gerente de condomínio, Marlene Arroio, ressalta que esta é uma oportunidade dos condomínios investirem em práticas que poderão diminuir a taxa condominial no futuro. “Além disso, há a questão ambiental. A produção de energia limpa insere o condomínio em uma camada de edifícios sustentáveis, valorizando ainda mais o patrimônio”, comenta.

A Marlene comenta que antes de investir neste tipo de energia, mesmo que seja no momento uma oportunidade, é necessário planejamento. “Este tipo de investimento tem um payback longo, por isso é importante que os condomínios que anseiam esta energia estejam com a contas em equilíbrio”, finaliza.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.