Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Redução do rateio condominial

A falta de pagamento da taxa condominial continua sendo um fator de preocupação para moradores, síndicos e administradoras. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foram protocoladas 1.093 ações por falta de pagamento nos condomínios em agosto, um aumento de 14,9% em relação ao mês anterior, que registrou 951 casos.

Para evitar que este número aumente ainda mais, os condomínios têm adotado medidas para diminuir os custos mensais, sem negligenciar as atividades de manutenção necessárias. “Revisar a planilha de gastos é o primeiro passo. A folha de pagamento é o item mais caro de um condomínio, por isso uma opção é avaliar o número de funcionários e manter apenas como diretos o gestor predial, zelador e auxiliar administrativo. Os demais, pode-se estudar a celebração de contratos por serviço, por exemplo”, afirma Alessandra Muniz, gerente de condomínios da Mario Dal Maso.

Ampliar a arrecadação de verbas também ponde contribuir. A locação de coberturas para instalação de antenas de telefonia ou de espaços inutilizáveis pode ser uma opção. “Antes desta atitude, no entanto, é preciso consultar a Convenção do Condomínio e aprovar em Assembleia”, ressalta.

Em momentos de instabilidade econômica, a melhor solução é buscar alternativas para minimizar os custos e, assim evitar ações judiciais por falta de pagamento de condomínio.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.