Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Comprar ou alugar imóvel?

O ano de 2018 tem se mostrado favorável para compra de imóveis. Em abril, a Caixa Econômica Federal anunciou redução dos juros para financiamento da casa própria e o aumento do percentual do valor a ser financiado para compra de imóvel usado, que passou a ser de 70% do valor total.

O índice da variação de valores de locação residencial, no entanto, também tem apontado que o mercado está favorável a esta modalidade. No período de junho de 2017 a maio de 2018, de acordo com pesquisa do Sindicato da Habitação – SECOVI, registrou variação negativa de 1,50%.

Na decisão entre comprar ou alugar uma casa deve ser considerado muito fatores, como idade do comprador, momento da sua vida – se pretende ficar mesmo na cidade onde mora atualmente e trabalha – e objetivo da compra, entre outros. Os valores de compra e locação também pode ser decisivos.

Nesse caso, o diretor adjunto da Mario Dal Maso, Jair Ghenov, ressalta que é necessário avaliar o valor total dos juros do financiamento e a soma dos anos de aluguel e seus reajustes. “Se o valor da parcela do imóvel somado aos juros for maior que o aluguel mais ajustes anuais, o ideal seria se manter na locação e ter a disciplina de economizar o valor excedente”, afirma.

Se o comprador tiver um investimento em que o rendimento mensal é o valor de seu aluguel, também é interessante adiar a compra do imóvel. Para ele, financeiramente, a compra do imóvel se torna mais válida se for possível dar uma entrada de pelo menos 45% do valor total. “Desta forma, as taxas de juros podem ser menores e há possibilidade de negociação, já que o valor da entrada é grande”, finaliza.


Locação


Empreendimentos corporativos podem locar espaços para eventos

Prédios comerciais podem locar espaços para eventos corporativos. Há muitas empresas que não têm ambiente adequado para encontros e, por isso, optam pela locação. Para divulgar os espaços, os prédios podem promover coquetéis, destacando a estrutura do local.

 

Economia


Energia elétrica tem aumento médio de 15%

O impacto do aumento da energia elétrica no estado de São Paulo já é sentido em empreendimentos comerciais e residenciais. O percentual médio de 15% ultrapassou a inflação e fez com que muitas pessoas pensassem em alternativas para a diminuição do consumo.

 

Terceirização


Gestão de terceirizados nos condomínios

A terceirização de funcionários é comum em condomínios que buscam reduzir os custos com o pessoal e procuram especialização da mão de obra. Para manter um ambiente produtivo é importante investir em comunicação e procedimentos condominiais.

 

Serviços


Condomínios oferecem serviços aos moradores

A oferta de produtos e serviços entre vizinhos está em alta nos condomínios. E, além disso, os próprios empreendimentos ao redor promovem o comércio no interior dos prédios. Feiras livres e serviços de manicure estão entre as práticas realizadas. Confira na matéria.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.