Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!

Lei autoriza podas e remoção de árvores por serviços particulares

No início deste ano, a prefeitura de São Paulo sancionou o Projeto de Lei 385/19, que altera a legislação que regula a poda de árvores em todo território da cidade de São Paulo. Agora, a Lei 17.267 permite que moradores contratem empresas privadas para fazer a poda ou a remoção de árvores que estejam em áreas particulares.

Antes da Lei, apenas a prefeitura podia autorizar e realizar o serviço, o que fez com se formasse uma longa fila de espera para o trabalho. De acordo com a Prefeitura, há 650 mil árvores nas ruas da cidade, sem contar as dos parques, e a administração municipal recebe cerca de 50 mil chamados por ano para remoção ou poda das árvores. “O novo texto flexibiliza a realização deste trabalho tão importante. Infelizmente, há muitas árvores da cidade que representam um perigo para a população se não forem corretamente cuidadas. É comum ver copas de árvores caídas sobre fios de energia ou raízes destruindo calçadas”, afirma o gerente de condomínios da Mario Dal Maso, Jair Aleixo.

A lei é uma alternativa que traz rápida solução para condomínios que sofrem diariamente os riscos de quedas de árvores. Há diversos casos de espécies que não foram removidas pela prefeitura, mesmo tendo sido avaliada como “condenada”, aumentando desta forma, o risco de acidentes e mortes.

Para aplicar a Lei, no entanto, é importante saber que há necessidade da entrega de laudo na prefeitura, assinado por engenheiros agrônomos, florestais ou biólogos. “Desta forma, serão evitadas podas ou remoções desnecessárias que podem comprometer uma parte importante da cobertura vegetal da cidade”, completa Jair.

 

Voltar.



Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.