Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Venda de imóveis deve crescer nos próximos meses

O ano de 2019 tem apresentado ótimos resultados para o mercado imobiliário, que há pelo menos 4 anos se alternava entre a estagnação e a queda no número e vendas, locação e lançamento de novos imóveis.

Uma pesquisa realizada pelo SECOVI-SP mostra que este mercado já pode comemorar o ano. O número de imóveis comercializados entre agosto de 2018 e julho de 2019, por exemplo, cresceu 37% em comparação com o mesmo período do ano anterior (agosto de 2017 a julho de 2018), foram 38.415 unidades contra 28.046.

A positividade pode ser mantida neste segundo semestre, diversos fatores, como novos decretos e leis, facilitaram o acesso ao crédito e a construção de novas unidades residenciais. Desde o final de agosto, por exemplo, a Caixa Econômica Federal liberou R$ 600 milhões em crédito imobiliário indexado ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, uma nova linha de financiamento do banco público. Além disso, o banco passou a financiar até 80% do imóvel em um prazo de 30 anos. “Com certeza este é um dos fatores que mais impulsionaram a venda de imóveis. Com mais acesso ao crédito com uma taxa de juros menor, as famílias conseguem tirar o sonho da casa própria ou do imóvel maior do papel”, comenta o diretor da Mario Dal Maso, Marco Dal Maso.

Além dessa nova linha de financiamento, que oferece ao consumidor uma taxa de juros mais atraente, a taxa SELIC também baixou de 6% para 5,5% ao ano, o que segundo os economistas, tem potencial para inserir 4 milhões de novos consumidores no mercado imobiliário e levar a uma taxa média de juros no segmento abaixo dos 7,8% ao ano.

O aumento nas vendas do programa Minha Casa, Minha Vida e aprovação do Plano Diretor de São Paulo e a da Lei de Zoneamento também trouxeram movimentação ao setor imobiliário. “Com as novas definições de ocupação, surgiram oportunidades de se construir em regiões mais nobres da cidade e as construtoras estão sabendo explorar estes locais”, afirma Marco.

Para o diretor da Mario Dal Maso, o mercado imobiliário pode, enfim, respirar aliviado “Este setor passou por grandes momentos de dificuldade, mas todos os fatores indicam que haverá uma evolução gradual das vendas nos próximos meses, acentuando-se em 2020”, finaliza.

 


Obras


Obras em imóvel alugado: quem é o responsável?

A reforma de imóvel alugado é um assunto que sempre gera polêmica e muitas dúvidas. Afinal, quem deve pagar os custos com as obras e quando elas podem ou devem ser feitas? Confira na matéria.

 

Imóvel compartilhado


Lei 13.777/18 regulamenta instituto da multipropriedade

No fim de 2018, a Lei 13.777 incorporou, definitivamente, a multipropriedade imobiliária ao direito civil brasileiro. O regulamento permite o uso alternado de imóvel entre proprietários. Saiba mais.

 

Fundo de reserva


Saiba como utilizar o fundo de reserva

O fundo de reserva de um condomínio deve ser utilizado apenas em situações emergenciais. Para obras de manutenção ou valorização do empreendimento, o ideal é promover um rateio extraordinário mensal.

 

Eleições de síndico


Eleições de síndico: O que fazer quando não há candidatos?

O síndico é responsável por toda a gestão do empreendimento, tarefa que exige conhecimento e dedicação. Em alguns casos, os moradores não querem a função, sendo necessária a contratação de um síndico.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.